terça-feira, 9 de abril de 2013

Borussia Dortmund passa após virada heróica

*Fonte: Globo Esporte     


Até os 46 minutos do segundo tempo, parecia que o mito da 'Muralha Amarela' ia, enfim, desaparecer. O Borussia Dortmund perdia em casa para o Málaga, via seus 100% de aproveitamento no Westfalenstadion pela Liga dos Campeões irem embora e dava adeus ao sonho do título. Então, aconteceu o improvável. Com dois gols nos acréscimos da partida, os aurinegros conseguiram a virada, derrotaram os espanhóis por 3 a 2 nesta terça-feira e se garantiram nas semifinais da principal competição europeia. E o herói foi o zagueiro brasileiro Felipe Santana, que, mesmo impedido, foi o autor do gol do triunfo, aos 48 da etapa final.

Como no jogo de ida houve empate por 0 a 0, o Málaga jogava pela igualdade com gols para avançar. O Borussia Dortmund, por sua vez, tinha de ganhar para se classificar, já que a repetição do placar levaria a decisão da vaga para a prorrogação. Mas os aurinegros conseguiram a quinta vitória no Westfalenstadion na Champions e chegam com moral à semifinal.

Na próxima sexta-feira, quando será realizado o sorteio da Uefa, a equipe alemã conhecerá seu adversário na penúltima fase do torneio. Outro time já garantido na semifinal é o Real Madrid, que avançou apesar da derrota por 3 a 2 para o Galatasaray.



Borussia sofre com pressão

A princípio, a grande festa da torcida do Borussia Dortmund nas arquibancadas pareceu fazer o efeito inverso ao esperado antes da partida. Apesar do apoio, o time aurinegro estava nervoso e sentia a pressão de ter de vencer para passar de fase. Já o Málaga, grande azarão da competição, jogava mais relaxado, com a consciência de já estar no lucro.

Desta forma, não foi surpresa quando os visitantes abriram o placar, aos 25 minutos. Em rápida troca de passes entre Julio Baptista e Isco, a bola sobrou para Joaquin, que, na entrada da área, driblou Schmelzer e bateu rasteiro. A bola foi no canto esquerdo do gol de Weidenfeller, sem chance de defesa.

Torcida do Bo
Torcida do Borussia monta belo mosaico antes da partida (Foto: AFP)

Se já estava nervoso antes, o Borussia demorou para absorver a desvantagem. A equipe, muito jovem, sentia o peso da importância do duelo e não conseguia achar uma maneira de furar a boa marcação do Málaga. Um símbolo do confronto era o experiente zagueiro Demichelis, que tomava conta de Lewandowski com facilidade.

Só no fim da etapa inicial o talento dos aurinegros superou a tensão. E em grande estilo. Aos 40, em rápido contra-ataque, Reus recebeu a bola na intermediária e, quase instintivamente, deu um belo toque de letra para Lewandowski. Enfim livre, o artilheiro polonês driblou o goleiro Caballero e mandou para o fundo das redes, deixando tudo igual.


Málaga põe a mão na vaga...

Entretanto, o empate não foi o suficiente para fazer o Dortmund melhorar. Na etapa final, os donos da casa voltaram com as mesmas dificuldades para criar jogadas, embora o Málaga tivesse recuado ainda mais. O nervosismo dos aurinegros voltou a atrapalhar.

O Málaga aproveitava o desespero dos alemães e saía para o ataque só na boa, levando muito perigo. Primeiro, em jogada ensaiada, Joaquín cabeceou livre, na pequena área, mas Weidenfeller fez ótima defesa. Mais tarde, foi a vez de Toulalan soltar uma bomba de longe, obrigando o arqueiro do Dortmund a espalmar.

Quase no fim, a estratégia do Málaga acabou dando certo. O técnico Jürgen Klopp pôs o time aurinegro ainda mais para a frente, com as entradas de Schieber e Sahin nos lugares de Kuba e Bender. Os andaluzes ganharam todo o espaço necessário para o contragolpe. Aos 37, veio o golpe que parecia ser final. Em rápido contra-ataque, Julio Baptista foi lançado em profundidade e tocou para Eliseu apenas completar para as redes, em posição de impedimento.

Jogadores do Borussia invadem o gramado para celebrar a classificação (Foto: AFP)

Felipe Santana garante Borussia

Mas, então, aconteceu o improvável. Precisando da vitória em menos de 10 minutos, o Borussia se lançou ao ataque de vez. E foi recompensado. Aos 46, Reus aproveitou falha de Demichelis e, após confusão na área envolvendo Felipe Santana, completou para as redes. A esperança voltava a tomar conta da Muralha Amarela.

No lance seguinte, foi a vez de Felipe Santana brilhar intensamente. Após nova confusão na área, aos 48, o zagueiro, que correu o risco de voltar ao banco de reservas por conta da recuperação do titular Mats Hummels, aproveitou o cruzamento de Reus e, mesmo em posição irregular, mandou para o fundo das redes, garantindo a festa dos torcedores em Dortmund.

0 comentários:

Postar um comentário