quinta-feira, 25 de abril de 2013

Calendário 'aperta' e Rogério Ceni corre para bater recorde de Pelé

Rogério Ceni - Paulista x São Paulo (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)

Todos sabem da ambição de Rogério Ceni por títulos. Aos 40 anos e campeão do mundo, o ídolo são-paulino mostra a mesma vontade de um jovem de 18, que ainda não conquistou nada e mal estreou no profissional de um clube. Dono de vários recordes, nacionais e internacionais, o camisa 01 persegue mais um. E que não depende só dele.

Com 1069 partidas pelo São Paulo, Ceni está a 48 jogos de superar Pelé – com 1116 apresentações pelo Santos – como atleta que mais vezes vestiu a camisa de um time brasileiro.

No entanto, o número de jogos confirmados que resta até o fim de 2013 para o Tricolor não é suficiente para que Ceni ultrapasse o Rei (veja abaixo). O clube pode disputar apenas mais 45 partidas. Para que o capitão alcance a meta, o São Paulo terá de avançar nas competições para aumentar o número de jogos.

Nesta quarta-feira, o goleiro voltou a treinar no campo do CT da Barra Funda depois de quase uma semana realizando apenas tratamento no pé direito, região em que sente um incômodo desde choque com Alexandre Pato no clássico contra o Corinthians, pelo Paulistão. No gramado, o capitão fez defesas e movimentou-se sem restrições debaixo das traves.

Nos dois últimos pênaltis que cobrou na Libertadores, diante de The Strongest (BOL) e Atlético-MG, Ceni confessou que bateu – e converteu – ambos sentindo dores. Nesse período, foi poupado de todos os confrontos pelo Paulistão para chegar inteiro nas decisões do torneio continental. Aos 40 anos, ele fez tratamento intensivo no Reffis, até durante a folga, para atuar nos confrontos.

A medida de poupá-lo provavelmente será repetida ao longo da temporada, principalmente no Brasileiro, que tem 38 rodadas mas é enxuto em datas, com jogos muito próximos uns dos outros. Em meio a isso, ainda haverá as disputas de Sul-Americana, Recopa e Suruga.

A tendência é que Ceni atue contra o Penapolense, nas quartas de final do Estadual. E se quiser se aproximar mais de Pelé, jogar e se classificar é mais que obrigação.

O mínimo e o máximo de jogos que o São Paulo poderá fazer até o fim do ano:

Paulistão:
1 a 4 jogos - No domingo, quartas de final contra o Penapolense. Semifinal é em jogo único, e final em duas partidas.

Libertadores: 2 a 8 jogos - Primeiro jogo das oitavas, contra o Atlético-MG, será na semana que vem. Duelos em ida e volta até a final.

Brasileirão: 38 jogos - 19 adversários, duas partidas contra cada um.

Recopa Sul-Americana: 1 a 2 jogos - Conmebol negocia para levar torneio ao Ninho de Pássaro, em jogo único. Se não acontecer, serão dois jogos contra o Corinthians, no Morumbi e no Pacaembu.

Copa Suruga Bank: 1 jogo - Partida contra o Kashima Antlers acontecerá no dia 7 de agosto, no Japão.


Copa Sul-americana: 2 a 8 jogos - Campeão em 2012, São Paulo entrará nas oitavas de final. Jogos em ida e volta.

Mundial: 0 a 2 jogos - Se vencer a Libertadores, vai ao Mundial, que tem semifinal e final em jogos únicos.

RECORDES INDIVIDUAIS

Pelé:
1116 jogos pelo Santos

Roberto Dinamite: 1108 pelo Vasco

Rogério Ceni: 1069 pelo São Paulo

Fonte: Lancenet!

0 comentários:

Postar um comentário