quinta-feira, 2 de maio de 2013

Em casa! Estádio do Emelec tem diversas semelhanças com Laranjeiras

O caldeirão do Emelec vai ferver. É o que o time do Fluminense vai encontrar nesta quinta-feira à noite, em Guayaquil. O Estádio George Capwell estará lotado e a pressão será grande. Construído na década de 1940 e inaugurado com uma partida de beisebol em 1945, tem no nome uma homenagem ao primeiro presidente do clube. O estádio passou por algumas reformas, mas ainda é precário. O gramado não é dos piores. Porém, está longe de ser excelente. Os vestiários estão no mesmo nível dos mais modestos estádios do Brasil.

Além da pressão habitual, a torcida do Emelec tem um motivo a mais para incentivar o time. O clube completou sábado passado 84 anos de fundação e a semana é de festa para os elétricos, como são conhecidos os torcedores locais.

- Aqui neste estádio o Emelec tem ainda mais força. Tentaremos fazer com o que o Fluminense trema diante da torcida - disse o torcedor Jorge Valdés, de 30 anos.

O local é novo para os tricolores, mas para quem conhece as Laranjeiras, há alguns pontos em comum entre as casas de equatorianos e brasileiros. São estádios acanhados para os padrões atuais, construídos e financiados pelos próprios clubes, e que foram palco de competições sul-americanas.

No caso do Emelec, em 30 de novembro de 1947, o clube abriu as portas para o futebol internacional ao abrigar o campeonato sul-americano, disputado exclusivamente no estádio. O Fluminense também, mas alguns anos antes. Em 1919, o estádio das Laranjeiras recebeu a edição sediada no Brasil. O estádio foi a primeira casa da Seleção Brasileira.




As semelhanças

1919
O estádio das Laranjeiras foi palco do Campeonato Sul-Americano do Brasil em 1919. Pela primeira vez, o país sediou uma competição internacional deste nível.

1947
O Estádio George Capwell sediou o Sul-Americano de 1947, no Equador, competição vencida pela Argentina. O Brasil não participou.

Berço das seleções
As obras dos dois estádios foram financiadas integralmente pelos clubes. Foram, também, os primeiros estádios construídos no Brasil e no Equador. São os berços das seleções Brasileira e equatoriana.

Fonte: Lancenet

0 comentários:

Postar um comentário