sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sem 'Liberta', Timão busca gordura antes de pausa no Brasileiro


A queda na Taça Libertadores diante do Boca Juniors foi dolorosa, com erros de arbitragem e um gosto amargo na boca de jogadores, comissão técnica e torcedores do Corinthians. Por outro lado, a eliminação precoce na competição internacional abre caminho para a equipe concentrar seus esforços apenas no Campeonato Brasileiro, que começa neste sábado, às 21h (horário de Brasília), em duelo contra o Botafogo, no Pacaembu.
O plano é somar pontos e se colocar no grupo dos classificados para a Libertadores do ano que vem já nas cinco primeiras rodadas, as únicas antes da pausa de um mês para a disputa da Copa das Confederações. Nessa primeira parte, a tabela reserva ao Timão três jogos em casa (Botafogo, Ponte Preta e Portuguesa) e  dois fora (Goiás e Cruzeiro).
No mesmo período, dois dos principais adversários do Corinthians estarão dividindo atenções com a Taça Libertadores – Fluminense e Atlético-MG, atuais campeão e vice do Brasileiro, respectivamente. Por isso, os jogadores corintianos esperam uma arrancada inicial e um acúmulo de pontos para a sequência da competição.
- Nosso objetivo é arrancar, pensando jogo a jogo. Três dos nossos cinco jogos são em casa, então temos o objetivo de fazer o maior número de pontos para termos um começo bom - afirmou o lateral-esquerdo Fábio Santos.
Três dos nossos cinco jogos são em casa, então temos o objetivo de fazer o maior número de pontos para termos um começo bom"
Fábio Santos
Desde que voltou à Série A do Brasileiro, em 2009, o Corinthians só teve um ano de foco exclusivo à competição nacional. Em 2011, a queda na fase preliminar da Libertadores, diante do Deportes Tolima, levou crise ao Parque São Jorge. Meses depois, porém, a equipe teve grande caminhada no Brasileiro – o início arrasador teve 11 pontos nos primeiros cinco jogos, e a primeira derrota só veio na 11ª rodada. No fim, o Corinthians conquistou seu quinto título nacional.
Em 2009, o Timão dividia atenções com a Copa do Brasil, que venceu após vitória sobre o Internacional na decisão. Com a vaga na Libertadores assegurada, a equipe então treinada por Mano Menezes levou o Brasileiro sem responsabilidades e terminou na décima posição.
Um ano depois, o Corinthians foi eliminado nas oitavas da competição sul-americana, contra o Flamengo, e pôde se dedicar ao Brasileiro quase desde o início – exceção feita às primeiras rodadas. Com uma boa arrancada, a equipe chegou a brigar pelo título, mas perdeu Mano Menezes, teve um período conturbado com Adilson Batista, e só promoveu a chegada de Tite no fim. Sem fôlego, o Timão acabou na terceira posição.
Em 2012, o cenário mais “grave”. Com reservas na maioria das primeiras rodadas, o Corinthians priorizou a Libertadores, avançou e acabou campeão no início de julho – a essa altura, o Brasileiro já se encontrava na sétima rodada. Quando voltou a pensar só no Nacional, o Timão estava na zona de rebaixamento. Com um time mais forte, porém, livrou-se rapidamente e terminou na sexta posição.
Fonte:Globo Esporte

0 comentários:

Postar um comentário