quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fora de casa, David Luiz marca e dá a vitória ao Chelsea contra o Basel

DAVID LUIZ MARCA NO FIM, E CHELSEA
VENCE BASEL NO JOGO DE IDA: 2 A 1 (AFP)

Maior surpresa da Liga Europa, em casa, o Basel perder para o poderoso Chelsea, por 2 a 1, pelo primeiro jogo da semifinal. O zagueiro brasileiro David Luiz deu a vitória aos Blues em cobrança de falta. Moses marcou o outro gol dos visitantes, enquanto Schär, em pênalti polêmico, anotou para os donos da casa.

O resultado deixa a equipe dos também brasileiros Ramires e Oscar muito perto de uma vaga na grande decisão do torneio, disputada na Amsterdã Arena, estádio do Ajax, no dia 15 de maio. No jogo de volta, na próxima quinta-feira, no Stamford Bridge, o Chelsea pode até perder por 1 a 0 que ainda assim estará classificado. Ao Basel, que conseguiu eliminar o Zenit St. Peterbsurg e Tottenham, resta se apegar aos feitos de seu ilustre torcedor como inspiração.

Sem Oscar e Mata, Chelsea é superior

Como de costume, Rafa Benítez seguiu com o rodízio imposto a seus atletas na reta final da desgastante temporada. O Chelsea não teve, por exemplo, nem o brasileiro Oscar nem o espanhol Juan Mata desde o início, mas a verdade é que as ausências de dois de seus melhores jogadores não foram lá um grande problema aos Blues no primeiro tempo.

Mesmo atuando fora de casa, o Chelsea apresentou números de quem mandava o jogo. Finalizou mais, teve mais posse de bola e, é claro, desceu para o intervalo com a vantagem mínima conquistada num lance de bola parada, praticamente o primeiro de grande perigo. Foi aos 12 minutos, quando Lampard cobrou escanteio forçado por ele mesmo (antes, desviou cruzamento com os pés para a defesa de Sommer). A bola chegou até a cabeça de Moses, que deu o último toque em "dividida" com Ivanovic: 1 a 0.

O Basel respondeu na sequência. Aos 16 e 17, Schär e Salah estiveram muito próximos de conseguir o empate. Assim como Fernando Torres, em duas oportunidades, aos 31 e 33, quando o goleiro Sommer acabou fezendo a diferença ao evitar o tento do espanhol, artilheiro dos Blues na Liga Europa, com quatro gols. Ramires, aos 35, também chegou perto de deixar o seu.

Uma trave para cada lado

Os suíços voltaram do intervalo com outra postura. A dificuldade em penetrar na defesa inglesa era notória, mas o Basel conseguiu ao menos carimbar uma bola na trave de Petr Cech. Logo aos três minutos, Stocker se livrou de marcadores na grande área e chutou rasteiro, no poste direito do goleiro tcheco. O Chelsea reagiu da mesma maneira: aos oito, Hazard arrancou pela esquerda e rolou para Torres fuzilar com a canhota no alto da trave.



Victor Moses, Basel x Chelsea (Foto: Getty Images)Victor Moses dá cambalhota em comemoração do
primeiro gol do Chelsea (Foto: Getty Images)
O Basel sabia que àquela altura o resultado complicaria e muito suas ambições na Liga Europa e foi para cima. Com uma pressão nos minutos finais, o time da casa conseguiu um pênalti no mínimo polêmico aos 42: após cruzamento da direita, Azpilicueta disputou lance com Stocker e o árbitro Pavel Královec assinalou a infração. Fabian Schär deslocou Cech e igualou o placar.

David Luiz desempata em cobrança
de falta com 'ajudinha' de goleiro


O Chelsea ainda teve forças para buscar o seu segundo gol. Oscar foi o primeiro a tentar, mas desperdiçou chance incrível ao pegar a sobra na grande área. Mata, em cobrança de falta para fora, e Terry, após escanteio, também tiveram motivos para se lamentarem. Coube ao zagueiro David Luiz, de falta, dar números finais nos acréscimos. Ele cobrou no canto do goleiro Sommer, que falhou e viu a bola passar por debaixo de seus braços: 2 a 1 e vaga para a final encaminhada.


Fonte: Globo Esporte

0 comentários:

Postar um comentário