sexta-feira, 3 de maio de 2013

BBB do Beira-Rio: colorados têm até 'robô voador' para fotografar reforma


Se o Inter usa como slogan a alcunha de 'Clube do Povo', muito tem a ver com o Beira-Rio, erguido em 1969, com ajuda do torcedor, seja com doações de sacos de cimento, tijolos ou até mesmo fazendo as vezes de operário. Hoje, já não é possível colocar a mão na massa junto com os demais funcionários da empreiteira Andrade Gutierrez. Esses devotos vermelhos, no entanto, encontraram uma forma criativa de participar: se tornaram operários da internet, divulgando as mudanças no estádio direto na web. Uma espécie de 'Big Brother Beira-Rio', com direito a um robô voador.

Hoje, não há quem divulgue novidades da obra de forma mais ágil do que o grupo 'Beira-Rio Gigante para Sempre', criado em outubro 2011 no Facebook. Tudo aconteceu de forma natural e gradual. O grupo na internet começou como um agregador de notícias que eram veiculadas pela imprensa. Progressivamente, alguns amigos passaram a postar fotos da obra, colhidas em dias de partidas. Com mais de 20 mil pessoas, esse espaço se tornou rico em imagens atualizadas diariamente, e conta ainda com link ao vivo de duas câmeras apontadas para a região.

Paixão no céu: quadricóptero entra em cena

A criatividade é tanta que esses colorados ultrapassaram os limites do espaço para divulgar informações. É o caso do piloto de helicóptero Alexandre Sperb, de 35 anos. Proprietário de um quadricóptero, esse torcedor já teve a oportunidade de instalar o equipamento ao lado do estádio, algumas vezes, promover o voo a partir de um controle remoto e fazer o registro com uso de câmera GoPro. Trata-se de uma miniatura de avião, com motor e hélices em quatro extremidades, que promovem a propulsão no ar.


Com essa aeronave em pequenas proporções, Alexandre conseguiu fotos exclusivas e de um ângulo único do Beira-Rio, visto de cima. Assim que primeira imagem foi postada no Facebook, acabou viralizando-se. Ganhou centenas de compartilhamentos.
- Sou apaixonado pelo Inter e esse foi o jeito de ajudar. Mas nunca imaginei que daria tanta repercussão. O ângulo que a câmera do quadricóptero pega é melhor que o de um helicóptero - orgulha-se.

Impostor do Beira-Rio 

Como há aqueles que divulgam fotos sem se identificar, foi criado o chamado “Impostor do Beira-Rio”. O personagem, na verdade, foi a forma encontrada para se postar imagens e informações de quem não poderia fazer, como seria o caso dos próprios operários da Andrade Gutierrez.

Analista de sistemas, Emílio Fialho, de 41 anos, é um dos que se considera parte do personagem. Carente por informações, tomou coragem para uma atitude ousada, no meio de 2012. Comprou capacete de operário, colocou adesivo do Inter para se disfarçar como integrante da obra e foi para o estádio. E sim, conseguiu ingressar em áreas restritas. Quando viu, já estava lá fazendo registros - prontamente publicados no Facebook, é claro.

- Com capacete falso, consegui entrar lá. Depois, a AG começou a fazer um filtro, fecharam mais por causa das nossas ações. A coisa era mais solta antes. Foram duas ou três vezes, até que um segurança me viu e pediu para sair - conta Fialho, que é um dos idealizadores do grupo.

- O impostor não é uma pessoa só, mas todos aqueles que não podem ser identificados. É um personagem, um super-herói colorado.

Progressivamente, o grupo ganhou adeptos, admiradores e colaboradores. Até mesmo integrantes da direção do Inter e da AG solicitaram ingresso. Virou fonte de informação.

- Como somos fanáticos, surgiu essa ideia. Vamos fazer o grupo e juntar torcedores. Os colorados não tinham um lugar para acompanhar. Nenhum veículo tinha qualidade e necessidade de que precisávamos. As pessoas começaram a contribuir cada vez mais, e o grupo passou a funcionar de forma dinâmica - complementa Fialho.


A postura da direção do Inter em relação ao grupo é neutra: nem de apoio, nem de condenação. Por outro lado, não há quem discorde que o meio encontrado se tornou uma potente forma de divulgar o andamento das obras do Beira-Rio.

- O clube é neutro nessa parte, é um grupo não é oficial. Mas se trata de uma fonte de informação quase que número 1. Temos que parabenizar esses torcedores. Conseguiram montar sem envolver política ou interesse. É muito positivo - avalia o diretor de administração Régis Shiba.

Mesmo que não tenha estudado comunicação na faculdade, Emílio Fialho se tornou quase como um jornalista. Pesquisa, mantém acompanhamento diário e até entrevistas já faz. Para aqueles colorados que contribuem ativamente na divulgação de informações, foi criado um tipo de premiação: o ‘troféu impostor’.

E, na tarde da última sexta-feira, Fialho entregou um capacete de operário para Alexandre Sperb, que o recebeu com um largo sorriso.

Esses colorados avançaram tanto na forma de apuração de informações e ganharam tantos colaboradores que a situação se tornou irreversível. O sentimento do grupo, de acordo com Fialho, é que nenhum outro estádio tem acompanhamento massivo como o Beira-Rio, que completou 68,5% das obras finalizadas nesta semana. Faz jus ao Clube do Povo e ao tamanho do projeto Gigante para Sempre.

Fonte:Globo Esporte




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