domingo, 26 de maio de 2013

Com gol de Lulic, Lazio vence Roma e conquista a Copa da Itália

No clássico mais importante em 94 anos de rivalidade, o lado azul da capital italiana saiu mais feliz do Estádio Olímpico. Com uma vitória por 1 a 0 em uma partida fraca tecnicamente, o Lazio derrotou o Roma e faturou a Copa da Itália. De quebra, a equipe do brasileiro Hernanes garantiu uma vaga na próxima Liga Europa. O meia Lulic foi o autor do gol do triunfo.

Os motivos de comemoração do Lazio não param por aí. Além da felicidade pelo título e pelo triunfo sobre o maior rival, a equipe evitou que o Roma fosse o primeiro time da Itália a ter o direito de usar uma estrela prateada no uniforme, cedida apenas a quem tem 10 títulos da Copa da Itália. Os biancocelesti, por sua vez, chegaram à sexta conquista da competição.


lazio campeão copa da itália (Foto: AFP)

Depois dos episódios de violência entre torcedores no último encontro entre os times, o clima de tensão era a grande preocupação antes do jogo. Tanto que os representantes dos dois clubes chegaram a se encontrar com o Papa Francisco na semana que antecedeu a partida, tentando passar uma imagem de amizade. Antes do dérbi, o cantor sul-coreano Psy ainda fez um rápido show, mas acabou vaiado por ambas as torcidas.

O esforço nos bastidores funcionou relativamente bem, já que não houve tumultos registrados antes do jogo, embora três jogadores do Lazio – o goleiro Marchetti, o meia Candreva e o atacante Floccari – tenham recebido ameaças por telefone na véspera do duelo, segundo a imprensa italiana.

Jogo truncado no início

Em campo, porém, o clima de guerra acabou prevalecendo. Pouco inspiradas, as duas equipes tiveram um primeiro tempo muito fraco, com pouquíssimas chances de gol, mas muitas faltas, discussões e reclamações. Os capitães Totti e Ledesma, aliás, se engalfinharam durante boa parte dos primeiros 45 minutos.




Considerando apenas os lances de futebol, o duelo foi equilibrado. O Roma começou melhor e quase abriu o placar com Bradley, em boa trama aos nove minutos. Aos poucos, o Lazio foi assumindo o controle da partida. A oportunidade mais clara os biancocelesti veio com Klose aos 34, quando o germânico aproveitou cruzamento de Radu e cabeceou para boa defesa de Lobont.

No fim, foi a vez de o Roma assustar. O zagueiro Marquinhos, improvisado na lateral direita, aproveitou uma de suas raras descidas ao ataque para cruzar na cabeça de Destro, que acabou mandando por cima.


candreva marquinho lazio x roma (Foto: AP)Candreva disputa a bola com Marquinho (Foto: AP)
Partida melhora, e Lazio fatura a taça

Na segunda etapa, o panorama pouco mudou. As faltas diminuíram, mas o futebol continuou pobre. Apesar da maior disposição em atacar, os dois times pecavam pelo nervosismo e erravam muitos passes. Como conseqüência, Klose, pelo Lazio, e Destro, pelo Roma, permaneciam isolados na frente e com poucas chances para marcar.

Porém, conforme os times cansavam, os espaços apareciam, e o jogo começou a melhorar. Quem se aproveitou foi o Lazio. Aos 25 minutos, Candreva, principal arma do time no jogo, recebeu pela direita e cruzou para a área. O goleiro Lobont não conseguiu cortar o cruzamento, e Lulic só empurrou para as redes: 1 a 0 e festa do lado azul das arquibancadas.

O Roma, porém, quase respondeu de imediato. Em cobrança de falta no minuto seguinte, Totti deu um susto em Marchetti, que deixou a bola quicar e teve de espalmar a bola para o travessão para evitar o empate.

Com o Lazio em vantagem, a partida ganhou em velocidade e emoção. O Roma se lançou definitivamente à frente, mas a atuação apagada de Lamela privava os giallorossi de criatividade, e a equipe pouco ameaçava.

No fim, prevaleceu a boa marcação do Lazio, que segurou o resultado e garantiu a festa tripla para sua torcida: vitória sobre o rival, título nacional e vaga em competição europeia. Um domingo para os biancocelesti não esquecerem. 

0 comentários:

Postar um comentário