quinta-feira, 4 de abril de 2013

Federação descarta punir Barton, e técnico diz não ter responsabilidade

*Fonte: Globo Esporte     


O Olympique de Marselha divulgou uma nota na quarta-feira garantindo que Joey Barton não provocará mais Thiago Silva, depois de ter criado polêmica por ter chamado o zagueiro do Paris Saint-Germain de "transexual" pelo Twitter. Mas, o meia inglês não deverá receber punições pelo comportamento na rede social.

Em email enviado à imprensa francesa, o Comitê Nacional de Ética e a Federação Francesa de Futebol (FFF) afirmaram que não podem punir Barton porque as declarações do atleta não foram feitas dentro de um campo de futebol.

Apesar da nota oficial do Olympique, o técnico da equipe, Elie Baup, disse que também não tem responsabilidade sobre as atitudes do meia e que só se preocupa com o rendimento do inglês no gramado.

- O que importa para mim é a comunicação do clube. Eu sou o treinador do Olympique e só tenho que me meter em assuntos grandes. A comunicação individual dos jogadores é responsabilidade deles. Eu tenho um chefe e uma direção. Barton tem um papel importante no time e eu tomo decisões pelo jogo. Por exemplo: ele não ter sido titular contra o Nice. Essa é a minha responsabilidade - afirmou.

A polêmica entre Barton e Thiago Silva ganhou a capa do principal jornal esportivo da França, o "L'Equipe" (um dos maiores da Europa). Com uma foto grande do inglês, o diário pergunta "Esse é o humor britânico?" e faz um resumo dos últimos problemas envolvendo o jogador do Olympique por causa das declarações no Twitter.

Na terça, antes do empate de 2 a 2 entre PSG e Barcelona, Thiago Silva deu uma entrevista ao "L'Equipe" e reclamou das críticas de Barton a Neymar e ao futebol brasileiro. Ao saber das declarações do capitão da Seleção, o inglês usou o Twitter para dizer que o zagueiro era "supervalorizado" e "medroso".

Com a bela atuação de Thiago Silva contra o Barça, o meia do Olympique voltou à rede social para afirmar que havia se precipitado no julgamento do brasileiro e que o zagueiro havia feito uma excelente partida pela Champions.

Porém, na quarta o inglês usou novamente o Twitter para reclamar da entrevista do capitão do PSG e o chamou de "transexual", fazendo ironias com a aparência do ex-jogador de Fluminense e Milan:

- Estou confuso para onde ele está indo. Ele é um homem virando uma mulher ou uma mulher virando um homem? Não consigo entender.

A declaração não foi encarada como brincadeira por Thiago Silva. Primeiro, o empresário do zagueiro, Paulo Tonietto, saiu em defesa do zagueiro e afirmou que Barton deveria "procurar ajuda urgente". Logo depois, o PSG divulgou uma nota ameaçando processar o meia e o Olympique pelas ofensas. Por fim, o clube de Marselha pediu desculpas em um comunicado oficial e garantiu que o inglês não voltará a fazer comentários sobre o zagueiro.

0 comentários:

Postar um comentário