sexta-feira, 12 de abril de 2013

Newell's Old Boy é goleado, mas vai ás oitavas pelo saldo de gol; La U vence, mas não se classifica

*Fonte: Globo Esporte     
O Olimpia recebeu o Newell's no Defensores del Chaco, nesta quinta-feira, já com a vaga assegurada nas oitavas de final da Taça Libertadores. Um empate seria suficiente para garantir aos paraguaios o primeiro lugar do Grupo 7 e bastava para a classificação dos argentinos. No entanto, os anfitriões não fizeram apenas o básico: golearam os adversários por 4 a 1 e, de quebra, garantiram a segunda melhor campanha de toda a competição até o momento.

O placar elástico no Paraguai serviu para dar um pouco de esperança para a Universidad de Chile, que ainda tinha uma pequena chance de classificação - desde que, caso o Newell's fosse derrotado, vencesse o Deportivo Lara e tirasse uma diferença de sete gols no saldo. No entanto, os chilenos conseguiram uma vitória apenas por 3 a 2, ficando de fora das oitavas de final.


Salgueiro: um dos destaques do Olimpia na goleada sobre o Newell's (Foto: EFE)

Os resultados desta quinta-feira levaram o líder Olimpia aos 13 pontos em seis jogos, com quatro vitórias e um empate. Já o Newell's garantiu a vaga com nove pontos e saldo 1, no segundo lugar do grupo. A La U terminou com a mesma pontuação, mas com saldo de -2, enquanto o Deportivo Lara fechou sua participação apenas com quatro pontos.

O 0 a 0 persistiu nos dois placares até os 27 minutos da partida no Paraguai. Foi quando Ariosa recebeu livre invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Nahuel Guzmán. O árbitro marcou o pênalti e expulsou o goleiro do Newell's. Depois de quatro minutos de atraso e muita reclamação dos argentinos, o reserva Peratta entrou no lugar de Martín Tonso, mas não conseguiu impedir o gol do Olimpia: Juan Salgueiro converteu o pênalti, abrindo o placar.

A vitória do Olimpia não bastava para a classificação da Universidad de Chile, que ainda precisava dos três pontos, além de tirar a diferença no saldo. Um sopro de esperança veio 45 minutos, quando Civelli abriu o placar para os chilenos. Porém, o sentimento durou menos de um minuto, pois no lance seguinte os venezuelanos empataram depois de chute de Torrealba: 1 a 1.


Os nove pontos do Universidad de Chile não foram suficientes para a classificação (Foto: AFP)

Logo no primeiro minuto do segundo tempo no Paraguai, o Newell's conseguiu empatar o jogo com Casco. Em seguida, na Venezuela, o Universidad do Chile voltou a estar à frente no placar com gol de Isaac Díaz. Por sua vez, o Olimpia fez o segundo com Ferreyra aos nove minutos.

O 2 a 1 a favor do Olimpia fazia com que a tarefa do Universidad do Chile fosse ampliar o 2 a 1 diante do Lara para uma goleada com pelo menos seis gols de diferença. Os chilenos conseguiram marcar mais um gol, com Cortés e viram o Olimpia aumentar a diferença no Paraguai para 4 a 1 com Salgueiro e Ferreyra marcando novamente - o que diminía a necessidade da La U para uma vitória por quatro gols de diferença.

Porém, apesar de pressionar os venezuelanos, o Universidad de Chile não conseguiu mais balançar as redes e ainda viu o adversário diminuir com Valoyes, encerrando a participação das duas equipes na Taça Libertadores 2013.

0 comentários:

Postar um comentário