quinta-feira, 4 de abril de 2013

Benfica vira contra Newcastle, faz 3 a 1 e se aproxima de vaga nas semifinais da Liga da Europa

Rodrigo marcou o gol de empate do Benfica contra o Newcastle

Quando o assunto é Liga Europa, o Benfica dá um passo à frente. O clube vindo da Champions League disputa pela terceira vez em sua história a fase de quartas de final da competição. E, ao que tudo indica, não deve ficar nisso. Nesta quinta-feira, o time recebeu o Newcastle diante de seus torcedores, saiu perdendo, mas conseguiu virar o placar no segundo tempo e fez 3 a 1.
Com a vantagem assegurada, os portugueses visitam os ingleses na próxima quinta-feira para decidir uma vaga nas semifinais.

Mesmo com o desfalque dos franceses Ben Arfa e Gouffran, o Newcastle começou melhor a partida e pressionando através de Papa Cissé. Quase sempre com o atacante senegalês, os ingleses dominavam as ações e sofreram apenas um susto, em chute de fora da área de Gaitán.

A resposta veio em seguida, aos 12 minutos, depois de passe em profundidade de Danny Simpson, nas costas do brasileirão Luisão, para a passagem de Moussa Sissoko em velocidade. O francês cruzou de primeira para Cissé completar para o fundo das redes.

Aterrorizando a defesa portuguesa, Cissé voltou a assustar aos 23 minutos. Depois de passe de Jonas Gutierrez, o atacante esteve próximo de fazer 2 a 0, mas Artur salvou com a ponta dos dedos antes de a bola bater na trave. Surpreendentemente, o Newcastle relaxou na partida após o lance e viu o Benfica assumir o controle em campo.

Num momento em que crescia, mas sem flertar ainda com o empate, os donos da casa igualaram o marcador. O paraguaio Oscar Cardozo recebeu na meia-lua, virou o corpo e arrematou dali mesmo. Krul não segurou e, no rebate, Rodrigo foi mais rápido e empurrou com a ponta do pé para fazer 1 a 1, aos 25 minutos.

A virada quase veio em seguida. Krul, no entanto, se recuperou da falha anterior e defendeu três bolas seguidas para manter o empate no placar.

Ainda no primeiro tempo, aos 36 minutos, o goleiro voltaria a aparecer bem em finalização de Rodrigo. O brasileiro naturalizado espanhol chutou raspando a trave no minuto seguinte.

Na etapa complementar, o senegalês Papa Cissé também retornaria aos holofotes. Logo aos 2 minutos, o atacante recebeu passe de Marveaux por trás da linha de impedimento e saiu cara a cara com Artur. Mesmo com o ângulo fechado, se virou bem e deu um toque por baixo para tentar encobrir o brasileiro. A bola bateu caprichosamente no travessão, mais uma vez.

O Newcastle poderia ter aproveitado o melhor momento para retomar o controle do jogo. Não conseguiu.

Aos 12 minutos, o Benfica quase pulou à frente após avanço de Rodrigo pela direito e cruzamento para a área. Cardozo chegou atrasado no lance.

Seria a última participação de Rodrigo. O jovem jogador cedeu lugar para Lima. O centroavante, que vem tendo o seu nome pedido até na seleção brasileira, mostrou que o faro de gol anda apurado e marcou pouco depois de entrar em campo. Em recuo mal feito por Santon, ele se adiantou a Krul, driblou o holandês e empurrou para as redes vazias, aos 20 minutos.

Em vantagem dentro de casa, o Benfica ainda ganhou um pênalti na sequência. Depois de toque com a mão de Taylor dentro da área, Cardozo partiu para a cobrança. O paraguaio precisou bater duas vezes para praticamente selar a vitória dos portugueses aos 26 minutos do segundo tempo.

Gaitán chegou perto de aumentar para 4 a 1, mas não havia tempo para mais nada. O Newcastle sofria uma pena dura por suas falhas.

0 comentários:

Postar um comentário